ArtistInfo Logo  ArtistInfo

Artist Portrait

As 3 Marias


Latin, Folk and World

Se, no início e nos anos que imediatamente se seguiram, a matriz sonora do grupo portuense As 3 Marias era vincadamente acústica e com um mapa (quase) perfeitamente desenhado por uma linha recta que partia do Porto (e do seu fado peculiar) e terminava, ligeiramente bifurcada no final, em Buenos Aires e Montevideu (os berços-gémeos do tango), a verdade é que também desde o início que o grupo formado por Cristina Bacelar (voz, guitarra, letras e composição), Fátima Santos (acordeão) e Ianina Khmelik (violino) sempre mostrou vontade em deixar bem claro – como boas três Marias que são e apesar de nenhuma delas ter Teresa Horta, Isabel Barreno ou Velho da Costa no nome – que não havia cá espartilhos para ninguém, apesar dos confortáveis “soutiens” dos já referidos fado e tango – e, pontualmente, de flamenco e de bossa-nova, de boleros, jazzes e morninhas. Logo no álbum de estreia, “Quase a Primeira Vez” (2009), As 3 Marias tinham uma versão do “Video Maria”, dos GNR, e um dueto com Sérgio Castro, dos Trabalhadores do Comércio, no “Tango do Vilão Rufia”. E no segundo, “Bipolar” (2013), atiraram-nos logo para cima com uma “Maryjoana” fumegante, pop e algo kitsch (participação especial de Alberto Almeida, dos Cabaret Fortuna) e, depois, na reedição com uma versão de “No Teu Poema”, um dueto com Simone de Oliveira em que o amor do grupo pela “época de ouro da canção ligeira portuguesa” ficava bem patente. Agora, em “Depois”, esse universo mantém-se mas com uma roupagem que já não é somente, ou predominantemente, acústica mas obviamente mais pop e electrónica. Foram buscar Nuno Gonçalves (The Gift), para fazer com elas o que o enorme Brian Eno fez com a banda de Alcobaça no seu novo álbum: magia. E, qual Merlin num mundo de Morganas, Morgauses e Guinevéres (sejam elas boas ou más ou tudo misturado…), os seus pozinhos de perlimpimpim estão presentes em todo o álbum. Na gravação do disco, o produtor Nuno Gonçalves e, muitas vezes, a violinista Ianina acrescentaram pianos e outros teclados, Mário Barreiros a bateria e um enorme grupo de gente ofereceu quase sempre um coro opulento (aqui vindo mais do lado de Phil Spector do que de Brian Eno, o que também é bom) às canções. (...) António Pires, Jornalista

     
Genres
  • Latin
  • Folk
  • World
  • Pop
Popular Tracks   
Ruga de Expressão on Depois by As 3 Marias
João e Maria on Depois by As 3 Marias
Os Sonhos São dos Deuses on Depois by As 3 Marias
Quase um Desejo de Fado on Depois by As 3 Marias
A Brincar ao Cinema on Depois by As 3 Marias
Vá, Dança o Tango Amor on Depois by As 3 Marias
Matriz Original on Depois by As 3 Marias
Porto em Rumba on Depois by As 3 Marias
E Me Cantei on Depois by As 3 Marias

Track list and 30sec audio provided by

Discography
Title Artist Year Type
DepoisAs 3 Marias2017Album
BipolarAs 3 Marias2013Album
Quase A Primeira VezAs 3 Marias2009Album
External Links
Discogs Logo Discogs  iTunes Logo iTunes  Spotify Logo Spotify  
ArtistInfo App
ArtistInfo for iOS and ArtistInfo for Mac are presenting musicians, composers and producers that are envolved in the musical work that you are listening to in Apple Music, iTunes, or Spotify. Discover new music via the network among artists. Manage your favorite musicians and albums via iCloud and share recommendations with your friends via email, AirDrop, or Social Media.

App Store Logo     Mac App Store Logo

Acknowledgements
To all the music fans that are contributing on Discogs, MusicBrainz and Wikipedia. Thanks to Franz Flückiger for providing Storygram used to visualize band membership.
ArtistInfo for Mac, iPad, and iPhone
ArtistInfo App
Universal Link: https://music.metason.net/artistinfo?name=As%203%20Marias
ArtistInfo Community
Most seen topics within ArtistInfo:

Top 10 Artists    Top 20 Albums
 
What others are currently looking for:

Recent Artists    Recent Albums

ArtistInfo Logo ArtistInfo by Metason © 2015-2020 Metason Logo