
Kika
voc, bvoc,
R&B/Soul
A.k.a. Kika Santos
Kika nasceu na cidade angolana de Benguela, a 2 de Junho de 1973. O pai e o avô de Kika pertenciam à banda "The Lovers". Aos nove meses de idade veio viver coam a família para Portugal devido a conflitos políticos.
1992 - Interpretou o tema "Free your mind" de Tó Ricciardi que integrou uma compilação de Dance Music portuguesa editada em todos os países da Europa e Estados Unidos. No mesmo ano, a convite de Carlos Martins, interpretou o genérico do filme "PAX" em pareceria com Filipa Pais.
1993 - Kika vai viver para Inglaterra onde trabalha com músicos e técnicos no "Southtields Music Project " em Leicester. Desenvolvendo o seu trabalho como vocalista, aceita desafios em várias áreas inclusive no hip hop de Dj Jess, onde interpretou o tema " Underground " e no house de Gary e Tony Robinson dando voz a "If´s up-to you...".
1994 - Participação de Kika no projeto M.D.A.
1995 - Kika muda-se para Londres onde decorrem as gravações do 1º Album dos Blackout sob produção de Ernié Mckone, baixista da conhecida banda Acid Jazz - GALLIANO -
1996 - Devido à sua forma de estar em palco, à sua- presença magnetizante, à sua atitude irreverente e claro, sobretudo ao timbre de voz, que lhe é muito peculiar, Kika é uma das nomeadas a voz feminina nacional na 2ª Edição dos Prémios Blitz, juntamente com Teresa Salgueiro, Dulce Pontes, Maria João e Viviane.
1997 - Participação da vocalista na gravação do álbum ao vivo dos "Santos e Pecadores" onde interpretou, em dueto com Olavo Bilac, o tema "Quando se perde alguém".
No mesmo ano Kika dá voz, também em dueto, desta vez com Sam, ao genérico da série juvenil - Riscos,- onde também teve uma participação pontual como atriz.
Em Março do mesmo ano, Kika recebe um convite da Expo98 para participar na rubrica "As Vozes", tendo como desafio a apresentação de um concerto seu, independentemente do projeto a que pertence (Blackout). Convidados para a mesma rubrica foram também: Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Paulo Bragança, Nuno Guerreiro, Janita Salomé e Sam. Entre as vozes femininas estiveram também: Teresa Salgueiro, Dulce Pontes, Maria João, Isabel Silvestre e Helena Vieira.
Nessa altura, Kika reúne um núcleo de músicos com os quais começa a trabalhar no reportório de inéditos a apresentar no já referido espetáculo. É então que tendo em vista o desenvolvimento da sua carreira a solo, a vocalista conjuntamente com Miguel Guia (ex DR SAX) e Hugo Novo começa o trabalho de composição baseando-se numa nova fórmula enquadrada na chamada música negra mas desta vez apostando em algo de mais ousado que navega entre vários ritmos da Soul.
1998 - Kika regressa a Londres para gravação do 2º álbum da banda "Blackout" e após a edição do mesmo, por uma questão de incompatibilidade de projetos, abandona a banda da qual é vocalista, mas promete-lhes a possibilidade de a conhecerem melhor com um trabalho mais adequado às suas intenções no mundo da música, as suas preferências e gostos musicais.
A 9 de Setembro, com uma banda composta por 17 elementos e após um trabalho intensivo de composição, arranjos e ensaios sob a direção musical de Miguel Guia, Hugo Novo e pela própria Kika, é apresentado na Expo98 o seu primeiro concerto a solo servindo de mote para a apresentação daquilo que será o seu disco.
2000-"Ouro Azul" foi produzido por Jeff Taylor (nome reconhecido no meio musical norte-americano, tendo trabalhado com artistas como Michael Jackson, Janet Jackson, Sounds Of Blackness, Boyz II Men, Berry White, Patti Labelle, Terence Trent Darby, entre muitos outros é gravado nos Estados Unidos, nos Madjef Studio Inc (Minneapolis) e conta com a colaboração de diversos músicos, entre os quais se encontra Miguel Guia (ex-Dr. Sax) e Hugo Novo. Kika decide depois explorar uma outra área soul desta vez um pouco mais jazzística (Loopless) que numa abordagem acústica se direciona a um público, a palcos e a um mercado diferentes, perspetivando assim uma internacionalização.
2002-Participação de Kika no projeto Shelter Av. onde dá a voz ao tema “Watergates” incluído na compilação showcase#2 com edição Nylon. No mesmo ano, a convite de Luís Leite e Alex Santos, Kika participa no tema Light Up My Cigarette. Participou no álbum de estreia dos Spaceboys ao cantar o tema In and Outter Space.
Ainda em 2002 Kika inicia a gravação de um álbum para a editora independente Nylon/Offtherecord com o seu novo projeto “Loopless”.
2003-Edição do seu quarto registo discográfico com o álbum de estreia do projeto Loopless.
2004/2006 – A par da Música que faz, e da concretização de novos interesses, assume a produção audiovisual numa Agencia de Publicidade - A Brandia (Basement).
2006/2008 – Kika continuou a trabalhar na área publicitária. Estúdio Som de Lisboa, Addvoices e Ivity Brand Corp foram empresas onde desenvolveu esta atividade.
Paralelamente, participou em projetos de outros artistas: Sr. Alfaiate; Composto de Mudança; Tora Tora Big Band e Mind da Gap foram alguns em que participou.
Entretanto, finalizada a sua 1ª coleção de pintura em acrílico denominada “ Art Beats From The Heart”, o single correspondente a este projeto que une pintura e música de sua própria autoria chama-se “U Fill Me”.