ArtistInfo Logo  ArtistInfo

Album Cover
Pilar
Põe um bocadinho + alto

Album 2003 on Zona Música label
Rock and Pop (Pop Rock)

Ao quinto disco da sua carreira cheia de idas e vindas, Pilar Homem de Melo alcança o que sempre almejou – reunir ao redor das suas canções letristas, arranjadores, músicos que compreendam a sua forma tão particular de estar na música. Os cúmplices neste “Põe um bocadinho mais alto” vão de Mourah, que arranjou e produziu o single “Luz acesa”, uma homenagem descarada a Caetano Veloso de quem Pilar também interpreta “Alguém cantando” até aos Tjak em “Se voares mais alto” e “Avé lua”; de Alexandre Cortês em “Adormecer” e “Na hora em que pedes bis” a João Roquette em “Canção triste”; de Augusto Sanches em “Grafitti” e “Diadorim” até Nuno Rafael, Serginho e João Cardoso em “A meio caminho” e “The end” canção que António Pires, no jornal Blitz disse ser “um tema divertidíssimo em que só o sotaque brasileiro permite que as frases em português e inglês rimem tão bem”. Aliás, este é um disco onde Pilar resgata e faz as pazes com o seu passado integrando os seus anos de adolescência passados no Brasil cantando com sotaque carioca em “The end”, falando de Diadorim – o famoso herói/heroína de Guimarães Rosa, cantando uma canção de Caetano, falando de Ipanema e de Rita Lee A parceria com o poeta Tiago Torres da Silva, parceria que já rendeu mais de três dezenas de canções, alcança aqui o momento mais alto de interacção entre música e letra, principalmente em “A meio caminho” que Pilar afirma ser o seu melhor retrato e na divertida “Luz acesa” onde a cantora canta “Mas se tens uma dor sou aspirina/ água fresca/ vitamina/ sou menina ”. O título “Põe um bocadinho mais alto” pretende ser um trocadilho bem humorado entre o volume em que Pilar gosta de escutar a sua música e um apelo a que tudo no mundo seja posto um bocadinho mais alto, não só na música como nas consciências e nos corações. Não abandonando o registo poético e onírico com que nos tem habituado (bastante explícito em “Diadorim” e “Adormecer”) Pilar regressa com a aposta forte de nos dar a conhecer a sua visão de uma sociedade à deriva; a visão de uma mulher de poucas palavras que ainda acredita que a música pode despertar as consciências... ... porque ela vive “a meio caminho entre Marte e Lisboa/a bordo de um vaivém ou nua numa canoa (...) num ponto equidistante entre Cristo e Gandhi/nem sempre Bethoveen e nem sempre Rita Lee”.

     
Musicians
PortraitPilar voc, *1963
album by
PortraitAugusto Sampaio Sanches ,
arranged by
Album Tracks   
No Title Artist Composer Duration
1Na Hora Em Que Pedes BisPilar
2Luz AcesaPilar
3Alguém CantandoPilar
4Se voares + altoPilar
5Amor E 1 GuitarraPilar
6Canção TristePilar
7GrafittiPilar
8DiadorimPilar
9A Meio CaminhoPilar
10AdormecerPilar
11Avé LuaPilar
12 The EndPilar

30sec audio samples provided by

External Links
Discogs Logo Discogs  Spotify Logo Spotify

  
ArtistInfo App
ArtistInfo for iOS and ArtistInfo for Mac are presenting musicians, composers and producers that are envolved in the musical work that you are listening to in Apple Music, iTunes, or Spotify. Discover new music via the network among artists. Manage your favorite musicians and albums via iCloud and share recommendations with your friends via email, AirDrop, or Social Media.

App Store Logo     Mac App Store Logo

Acknowledgements
To all the music fans that are contributing on Discogs, MusicBrainz and Wikipedia. Thanks to Franz Flückiger for providing Storygram used to visualize band membership.
ArtistInfo for Mac, iPad, and iPhone
ArtistInfo App
Universal Link: https://music.metason.net/artistinfo?name=Pilar&title=P%C3%B5e%20um%20bocadinho%20%2B%20alto
ArtistInfo Community
Most seen topics within ArtistInfo:

Top 10 Artists    Top 20 Albums
 
What others are currently looking for:

Recent Artists    Recent Albums

ArtistInfo Logo ArtistInfo by Metason © 2015-2020 Metason Logo